domingo, 17 de agosto de 2008

Dilma apoia o modelo Noruegues

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, declarou apoio a possibilidade de o governo criar uma empresa estatal nos moldes da norueguesa Petoro, para administrar as reservas recém-descobertas de petróleo na camada pré-sal, na Bacia de Santos.

Numa espécie de aula, a ministra explicou que a Noruega - terceiro maior exportador de petróleo bruto do mundo, atrás apenas da Arábia Saudita e da Rússia - comanda duas empresas estatais nessa área.

A primeira é a conhecida Statoil, que, apesar de controlada pelo governo, possui capital privado e se dedica à exploração de petróleo, a exemplo da Petrobrás. Na outra ponta está a Petoro, que cuida da administração das reservas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu o modelo norueguês quando visitou os países escandinavos, em setembro do ano passado.

A Petoro norueguesa repassa uma fatia do dinheiro obtido com a venda do petróleo para a Previdência Social. "Aqui, a intenção do governo é se apropriar dessa riqueza para investir em educação", afirmou Dilma.

O discurso de Dilma segue o do presidente Lula para ganhar apoio da sociedade à campanha que ressuscita o mote "o petróleo é nosso".

Nenhum comentário:

Search:

powered by JargonFish
Bookmark and Share

About

Minha foto
Servidor do sistema penitenciário paulista, formado Gestão de Segurança Pública – UNIBAN/SP, é estudante de Iniciação Cientifica como o tema: Mapeamento dos Programas socioeducativos de semiliberdade no Brasil pela mesma Univercidade É Editor do Blog SERVIDORES PENITENCIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO e Fundador, colaborador do blog APGSP- ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE GESTÃO DE SEGURAÇA PÚBLICA